Mas como estamos falando de inovação e gadgets modernos, apresento-lhes o Chumby:
Uroboro from the greek word ουροβóρος, is a very old symbol that represents a serpent eating its own tail. It's associated to Alchemy and other faiths. It represents the cyclic nature of things - the theory of ethernal return - and everything that is represented through a cycle that starts from the beginning after having reached its own end.
Sunday, March 22, 2009
Chumby - o Rádio-relógio do futuro
Mas como estamos falando de inovação e gadgets modernos, apresento-lhes o Chumby:
Inovação e Bugingangas
Inovação vem do latin innovatio e refere-se a uma idéia, método ou objeto que é criado e pouco se parece com padroes anteriores. Atualmente a palavra é mais relacionada a idéias e invenções que vem ao mercado para mudar conceitos e aprimorar nossas vidas.
A palavra “Gadget” já gera controvérsias na sua origem, sendo várias delas disputadas pelos dicionários e sites como Wikipedia. Uns dizem que a palavra vem da idéia de uma das empresas responsáveis pela construção da estátua da liberdade (Gaget, Gauthier & Cie), quando estes resolveram fazer uma réplica da estátua e nomeá-la em sua homenagem “Gaget”, os pais da primeira bomba atômica (Projeto Manhattan) chamavam-na de “The Gadget”. Muito interessante no entanto é o fato de que na segunda metade do século XX, a palavra ganhou um novo significado no mundo da Psicanálise, onde Jacques Lacan, passa a dele fazer uso para referir-se aos objetos de consumo produzidos e ofertados como se fossem "desejos" pela lógica capitalista. Dentre estes gadgets, diz Lacan, encontram-se os "sujeitos-mercadorias", aqueles que incorporam de forma um tanto psicótica uma atitude de objetos de consumo breve e que, por isso, investem suas energias em provar-se "consumíveis" ou "desejáveis" aos olhos de eventuais parceiros ou do Mercado, o grande senhor contemporâneo.
Portanto, em homenagem aos amigos “sujeitos-mercadorias” ou simplesmente amantes de novidades e bugingangas, apresento-lhes este Blog.