Sunday, March 22, 2009

Inovação e Bugingangas

Nesta coluna vamos falar de inovação e gadgets, também contando um pouco de história e curiosidades sobre eventos, materiais e objetos que mudaram o rumo da humanidade. Das primeiras inovações, como o fogo, metal e a agricultura, até os tempos modernos, percorreremos o mundo em um “pout pourri” de novidades que tornaram a nossa vida melhor sem deixar para trás aquelas totalmente inúteis mas que elevam o tom de glamour da vida.

Inovação vem do latin innovatio e refere-se a uma idéia, método ou objeto que é criado e pouco se parece com padroes anteriores. Atualmente a palavra é mais relacionada a idéias e invenções que vem ao mercado para mudar conceitos e aprimorar nossas vidas.

A palavra “Gadget” já gera controvérsias na sua origem, sendo várias delas disputadas pelos dicionários e sites como Wikipedia. Uns dizem que a palavra vem da idéia de uma das empresas responsáveis pela construção da estátua da liberdade (Gaget, Gauthier & Cie), quando estes resolveram fazer uma réplica da estátua e nomeá-la em sua homenagem “Gaget”, os pais da primeira bomba atômica (Projeto Manhattan) chamavam-na de “The Gadget”. Muito interessante no entanto é o fato de que na segunda metade do século XX, a palavra ganhou um novo significado no mundo da Psicanálise, onde Jacques Lacan, passa a dele fazer uso para referir-se aos objetos de consumo produzidos e ofertados como se fossem "desejos" pela lógica capitalista. Dentre estes gadgets, diz Lacan, encontram-se os "sujeitos-mercadorias", aqueles que incorporam de forma um tanto psicótica uma atitude de objetos de consumo breve e que, por isso, investem suas energias em provar-se "consumíveis" ou "desejáveis" aos olhos de eventuais parceiros ou do Mercado, o grande senhor contemporâneo.

Portanto, em homenagem aos amigos “sujeitos-mercadorias” ou simplesmente amantes de novidades e bugingangas, apresento-lhes este Blog.


No comments: